DIU bovino

É uma prova de fogo para Enrique Turín, um veterinário de Pergamino, província de Buenos Aires, no coração agrícola-pecuário do país, que inventou o primeiro dispositivo intrauterino para bovinos (DIUB) do mundo e de que obteve a patente internacional da União Europeia (UE).

“É necessário que as fêmeas que serão abatidas cheguem vazias porque o feto absorve os nutrientes e a mãe emagrece. Com o DIUB estimamos que vão ser produzidos 5% a mais de carne por animal, o que, considerando um milhão de vacas, é uma cifra significativa”, diz o especialista de 47 anos em seu pequeno campo de Pergamino, 245 km ao norte de Buenos Aires, onde trabalha junto a dois empregados.

PRECAUÇÃO: Nos estudos de GINTHER et al. (1966), a inserção de um dispositivo no útero provocou disfunção ovariana apenas quando aquele foi cirurgicamente colocado, mas isso não ocorreu quando o dispositivo foi introduzido através da cérvix, que seria explicado pelo fato de não ser possível colocálo na porção cranial dos cornos uterinos, quando introduzido pela cérvix, reduzindo seus efeitos sobre a função glandular uterina e, conseqüentemente, sobre os ovários.

 

A importância da pesagem de bovinos

Com o controle específico do comportamento animal, é possível avaliar o momento certo do abate ou ainda ter um acompanhamento sobre aqueles que possam apresentar algum tipo de doença e tratá-las no momento adequado. Os dados recolhidos mostram os animais que apresentam melhor performance e quais são as estratégias que podem ser utilizadas para melhorar a qualidade da alimentação no restante do rebanho.

Essas informações são essenciais para uma boa gestão e controle da produção no campo. Os dados transcendem os simples objetivos, pois o conjunto de informações resulta em uma nova forma de controle não só da produção animal, mas também de sua alimentação e dos aspectos ambientais envolvidos.

Muitos não veem a necessidade de ter nas mãos essa importante ferramenta de controle, que é um dado primordial e necessário em todas as fases da criação.  ela é a ferramenta que permite avaliarmos os resultados que estão sendo obtidos com a adoção de determinada tecnologia, como: a) melhoramento genético do rebanho; b) protocolos nutricionais implantados; c) apartes, montagens de lotes; d) dosagens de medicamentos, etc.

É possível medir o potencial de produção da pastagem, crescimento do animal, saber o estoque animal na propriedade, levantar os indicadores econômicos e realizar a seleção para melhoramento genético.

Vale destacar que é de extrema importância que tenhamos cuidados com essa valiosa ferramenta, para garantir qualidade dos dados obtidos, como:

  1. Garantir que o solo esteja nivelado no momento da instalação das barras de pesagens;
  2. Executar a limpeza do conjunto (tronco/balança) após o manuseio dos animais;
  3. Verificar se o brete/tronco não está encostando nas laterais do corredor de manejo e/ou apartador, mascarando o peso apontado pelo indicador;
  4. Sempre que for executar a calibração, ou tarar a balança na fazenda, usar amostras de pesos confiáveis, como: sacarias de mineral ou pesos padronizados;
  5. Manter a integridade dos cabos que ligam as barras (células) de pesagem ao indicador;
  6. Evitar quedas ou pancadas, tanto nas barras de pesagens, quanto no indicador.

A partir destes simples cuidados é possível garantir uma pesagem com precisão e, consequentemente, dados confiáveis.

Sabemos que há um apelo – constante – quanto a verticalização da produção, por questões sociais, ambientais, econômicas entre outras, que nos leva a uma busca incessante pelo aumento de produção por área – encurtando a idade em que as matrizes emprenham, a idade de desmame, a recria e o tempo de engorda. No entanto, são as práticas de melhoramento dos animais e protocolos nutricionais os maiores responsáveis por tais mudanças, além disso, o controle de incremento de peso é ponto passivo para o sucesso.

Dessa forma, não ter métodos de pesagens ou tê-los, sem que os dados sejam precisos e confiáveis, compromete qualquer programa de melhoria na propriedade e prejudica a avaliação dos resultados financeiros da atividade. Pense nisso!

 

Você sabe o que significa Pecuária de Precisão?

Você sabe o que significa Pecuária de Precisão?

A PECUÁRIA DE PRECISÃO consiste em coletar todos os dados possíveis do rebanho, como datas (nascimento, aquisição, etc.), custos, peso de todas as categorias e demais registros e métricas relacionadas ao ambiente produtivo. Entende-se que é imprescindível para o bom andamento do agronegócio. E ainda, tão importante quanto mensurar, é transformar tais informações e traçar metas, pois esse controle auxilia na tomada de decisões de forma mais precisa e contribui para o sucesso do empreendimento rural.

logo

Estrada Volta Da Charqueada, 3220 Cachoeira do Sul - RS

FONES:
51 99668-1380

E-MAILS:  
mmg.klusener@gmail.com

Income Tax Planning

    View Service